segunda-feira, 26 de novembro de 2012
sábado, 10 de novembro de 2012
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
3ª Palestra - I Ciclo de Palestra da SPE UFBA
Pessoal
a 2ª Palestra foi um sucesso, muitas pessoas gostaram e conseguimos
arrecadar bastante kg de alimento. Aproveitando divulgando a próxima palestra do I Ciclo de Palestra do Capítulo Estudantil SPE da UFBA com o Eng. da Petrorecôncavo Silas Oliveira com assunto intitulado: "Gerenciamento da Rotina Adicionando Valores em Campos Maduros" .
O Evento será nesta próxima quinta (08/11/2012) e acontecerá no Auditório Magno Valente na Escola Politécnica da UFBA das 10h às 12h.
ATENÇÃO!! ATENÇÃO!!

O Evento será nesta próxima quinta (08/11/2012) e acontecerá no Auditório Magno Valente na Escola Politécnica da UFBA das 10h às 12h.
ATENÇÃO: O evento será gratuito e sua vaga precisará ser confirmada no site abaixo:
Além de gratuito o Ciclo de Palestra pretende arrecadar
alimentos não perecíveis para doar a uma instituição de caridade que
futuramente será anunciada. A doação não é obrigatória, no entanto o
participante que doar 1kg de alimento irá receber um cartão fidelidade, que
após 10 palestras poderá ser trocado pelo certificado de participação no ciclo,
com carga horária de 20 horas.
ATENÇÃO: Cada ponto de fidelidade deverá corresponder a
1kg alimento e a presença em 10 palestras do Ciclo.
Contamos com sua participação!
quinta-feira, 1 de novembro de 2012
11ª Rodada da ANP-SHELL TEM INTERESSE EM TODAS AS ÁREAS DA 11ª RODADA
A Shell tem interesse em avaliar todos os ativos que vão compor a 11ª Rodada de Licitações de blocos de exploração de petróleo e gás pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), prevista para maio de 2013, bem como a primeira licitação para o pré-sal, anunciada para novembro pelo governo federal. "Não temos ainda a definição de quais vão ser os blocos. Estrategicamente, temos interesse em todos: offshore (no mar), onshore (terrestres), no Nordeste ou na margem equatorial.
Vamos esperar a definição (das áreas) e fazer a análise técnica", afirmou o presidente da Shell Brasil, André Araújo, em palestra organizada pela Câmara Britânica de Comércio e Indústria, no Rio. Araújo afirmou que a prioridade da petroleira é ser operadora dos blocos que eventualmente arrematar, mas que não descarta atuar em parceria com outras companhias, como não-operadora. Segundo ele, a Shell considera a possibilidade de fazer alianças ou comprar áreas já em exploração por outras companhias.
"A Shell faz a revisão de seu portfólio regularmente. Desinvestimos há pouco de alguns ativos, mas olhamos oportunidades frequentemente", disse. Para Araújo, a aquisição de ativos é uma alternativa para o crescimento no Brasil. Isso porque, a despeito de novos leilões, as áreas disponíveis para exploração deverão atingir os piores níveis em 2014. "As áreas estarão muito reduzidas.
A outra alternativa é comprar áreas de quem já está produzindo", afirmou. O executivo ressaltou que a retomada dos leilões pela ANP vai garantir a manutenção e o crescimento da produção de petróleo e gás no País nos próximos anos. "Mais importante que os leilões do ano que vem é a retomada de leilões regulares", disse. Além de blocos offshore, a Shell tem expectativa sobre os blocos terrestres em que vê potencial de boas reservas de gás de xisto (shale gas) no País.
Araújo preferiu não detalhar planos de exploração do gás não-convencional no Brasil. Em 2013, a empresa faz a primeira perfuração onde há potencial de presença de xisto. "Vamos depender dos leilões para ter uma ideia do potencial. Mas a Shell tem liderança nesse mercado e terá interesse em oportunidades", afirmou.
11ª RODADA - ANP PODE DEIXAR BLOCOS DE EXPLORAÇÃO FORA DA 11ª RODADA DE LICITAÇÕES
RIO - A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, afirmou que a agência e o Ibama devem deixar de fora "um ou outro" bloco de exploração de petróleo da margem equatorial que seriam oferecidos na 11ª Rodada de Licitações. O leilão de concessões ainda não tem data definida para ser realizado. "Em princípio, devem ser 170 blocos", disse Magda, frisando que não há um número definido ainda.
Segundo a diretora-geral da ANP, para que a 11ª Rodada seja realizada em maio de 2013, a nova distribuição dos royalties que está sendo discutida pelo Congresso precisa ser votada até janeiro.
Os blocos que devem ficar de fora, segundo Magda, serão retirados devido a dificuldades para seu licenciamento ambiental. Uma das mais aguardadas pela indústria, a 11ª Rodada também precisa do aval da presidente Dilma Rousseff para ser marcada.
As áreas sugeridas pela ANP foram aprovadas em abril de 2011 pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que na ocasião aceitou a sugestão de oferecer 174 blocos exploratórios em terra e no mar. O destaque são os blocos localizados nas cinco bacias sedimentares que formam a chamada margem equatorial - bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar - que tem similaridades geológicas com o litoral africano onde foram descobertos grandes reservatórios de óleo.Serão também oferecidos blocos nas bacias de Parnaíba, Espírito Santo, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.
Assinar:
Postagens (Atom)