quinta-feira, 8 de março de 2012

Diferença entre Campo Marginal e Campo Maduro

Boa tarde pessoal, 


Muitas pessoas confundem os conceitos de Campos Marginais e Campos Maduros, alguns ainda acham que  o significado dos dois termos é o mesmo. Bom, existe uma diferença: Campos Marginais é um conceito econômico, já Campos Maduros é um termo técnico.


Campo Marginal é aquele que, por diversas razões,(entre eles o declínio na produção) um campo deixa de ser rentável para um determinado operador. Essa rentabilidade depende tanto do "porte" do campo como o da empresa, ou seja, um campo pode não ser interessante economicamente para uma empresa de grande porte, porém pode ser muito viável para uma empresa menor. 


Já o campo maduro é aquele que se encontra naturalmente em queda de produtividade rumo à exaustão de sua reserva recuperável. Todo o campo de petróleo em um determinado tempo de sua vida produtiva tem um declínio de produção, porém continua a ser interessante economicamente.


Resumindo: a marginalidade de um campo é o operador dele que decide sobre a sua economicidade; a maturidade trata-se de um efeito do regime de produção.


Pode-se dizer que todo o campo marginal tem a maturidade entre as razões que podem levar seu operador a considerá-lo como tal; mas o contrário nem sempre é verdadeiro: ou seja, nem todo campo maduro é marginal.


Espero ter esclarecido!


Abraços

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...