Oferta atual de gás demanda terminal de regaseificação
Agência Estado
A diretora de Gás e Energia e nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, reafirmou nesta sexta-feira, 10, que, com a oferta de óleo e gás atual, já há necessidade de construção de um quarto de terminal de regaseificação. Segundo ela, a Petrobras cravará em março a primeira estaca do terceiro terminal que será erguido na Bahia e deverá entrar em produção em maio de 2013. A estatal já estuda locais no Espírito Santo e no Nordeste para instalar o quarto terminal. Há ainda uma proposta do governo do Rio Grande do Sul, mas o projeto ainda não foi apresentado à Petrobras, disse ela.Maria das Graças também disse que a estatal continua negociando contratos com as distribuidoras de gás com base na paridade com a cesta de óleo combustível para precificação, seguindo o parâmetro internacional. Segundo ela, a diretoria de Gás segue acompanhando de perto os trabalhos da área de Exploração e Produção para avaliar a disponibilidade de gás. "Quanto mais gás tivermos, mais vamos ofertar nos leilões", disse.
Esta notícia carece de complementação
ResponderExcluir1º. Para haver plantas de reigaseficação pressupôe haver gas liquefeito e, no Brasil, ainda não há esta tecnologia em grande escala.
2º. A oferta de gas natural não é da produção nacinal que é ventada para a atmosfera na sua quase totalidade por não haver, e ai é culpa da estatal, gasodutos de distribuição, então "ventam".
3º A estatal venta, em torno, de 5 milhões de m³/dia por não ter como escoar este gás.
4º O gas digamos "ofertado, conforme anunciado, é da Nigéria ou Algéria e não nacional.
6º Esta nova presidente é esposa do dono da C. Foster que, mesmo antes dfa mulher assumir, já tinha 24 contratos sem licitação com a estatal. Pesquisem e verão!
Abraços a Todos!