segunda-feira, 19 de março de 2012

Resultados da palestra em Salvador do Curso Operador de Estações de Produção de Óleo e Gás!

Senhores,

A palestra de sábado, na PETRODART, aqui em Salvador, foi uma das melhores que fiz! Não por mim, mas, pela maçiça presença e interesse da audiencia que era composta por um grupo pra lá de heterogeneo. Tinha desde estudantes de engenharia mecanica/petróleo de diversas faculdades e universidades, tais como da UFBA, UniJorge, Estacio, Universo, Área 1, a alunos do cursos de plataformista, passando por fiscais de obra da estatal de petróleo e Tecnólogos. Ainda contou com funcionários da PetroReconcavo (http://www.petroreconcavo.com.br/) e de empresas de serviços de sondas daquela região, além, de representantes do SENAI local.


Como sempre, foi inevitavel o benéfico e saudavel conflito intelectual entre Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros de Petróleo e Gás e Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros de mecânica. Cada grupo dizia que esta ou aquela função tinha mais ver com suas disciplinas que a das outras graduações.


Foi explanado como os Técnicos, Tecnólogos e Engenheiros, estudantes ou graduados, poderiam exercer a função de Encarregado de Sonda, assim como salarios, benefícios e a capacitação requerida para exercer esta função a partir de um recém-formado e iniciante na área.


Foram mostradas as manobras especificas e, tambem, a parte logística da atividade de perfuração, completação e workover.

A parte abordada sobre operação de estações agradou àqueles que não gostam da "volatil" atividade de sonda, mas, procuram algo mais "pacato" como o trabalho em estações de produção de petróleo e gas natural.

Tivemos, ainda, uma pequena exposição de ferramentas e equipamentos usados na atividade, entre eles, um packer de produção.


A palestra foi aberta pelo Diretor de Curso da PETRODART, Jefter Fernandes e contou com uma explanação do graduando em engenharia de petróleo da UFBA e presidente do Capítulo Estudantil da SPE, Seção Bahia-Sergipe, Jaques D'Erasmo. Gotaria de agradecer a PETROTÉCNICA, na pessoa do excelente gestor dos campos-escola da UFBA, Luiz Medeiros Jr, sem o apoio desta empresa o brilhantismo total deste encontro não seria possível.


O conteúdo das palestra será disponibilizado pala PETRODART em seu site (www.petrodart.com.br), portanto, vistem sempre este endereço eletronico, pois, serão divulgados assuntos e artigos interessantes pertinentes a nossa atividade.
Seguem as fotos:
Para outras informações, entre em contato com: faleconosco@petrodart.com.br

Abraços a Todos!

Por Luiz Henrique Consultor Oil&Gas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...