quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Entrevista com Engenheiro Luiz Henrique

O blog Campos Marginais entrevistou o Engenheiro  Luiz Henrique Souza. Formado em Engenharia Mecânica na UFRJ, Luiz tem em seu currículo empresas como Petrobras , Shell e outras gigantes da Indústria Petrolífera. Com quase 30 anos de experiência e muitos artigos publicados Luiz atualmente está trabalhando com Campos Marginais. Confiram a entrevista:

CMBLuiz, sua formação é Engenheiro Mecânico. O que tanto te atrai na Engenharia de Petróleo?

LH: O desafio de atuar numa área tão a ver com mecânica quando se pensa fora do reservatório. E eu estou falando de todas as áreas da mecânica, desde enlogamento da coluna até corrosão galvânica. Você pode exercer, realmente, todo o aprendizado em apenas uma plataforma.

CMB:Dentre as funções que você exerceu na Indústria do Petróleo, qual a que mais te agradou? Por quê?
LH: Primeiramente a perfuração e, segundamente, completação. Depois do desafio de se furar um poço tem-se a preocupação, e stress também, de se completar com propriedade para que possa produzir conforme o esperado, justificando todo o esforço na perfuração.

   CMBQue característica não pode faltar num Engenheiro de Petróleo?
LH: A vontade de atuar no campo, pois, nos escritórios a concorrência é grande, além, da vontade de aprender sempre e, principalmente, com as posições de trabalho mais subalternas como os “velhos” Toolpushers, Roughneck e Roustabout.

CMB:A respeito do mercado, que área tem uma maior demanda por Engenheiro de Petróleo? 
    LH:Tirando as atividades de modelagem e interpretação de reservatórios que não emprega um numero pequeno de profissionais, eu recomendaria a gerencia de produção, onshore e offshore, assumir as estações mesmo! Já que, segundo, meu amigo Eng Junior (Gestor do Campo-Escola da UFBA) o Eng. De Petróleo tem essa atividade em suas atribuições definidas pelo CREA.

     CMB:Você trabalhou em Campos Marginais. Quais as maiores dificuldades enfrentadas por um Engenheiro de Petróleo nos Campos Marginais?
LH: Ainda trabalho. As dificuldades são “deliciosamente” enormes, isto é, sempre fazer mais com menos recursos, e, aí, você tem que usar tudo, mas, tudo mesmo que aprendeu na academia. Mas, eu acho que o maior desafio/dificuldade é trabalhar em uma produtora independente que não tem a certeza da venda da produção por culpa da politica governamental e da estatal de petróleo que acha que somente ela pode, e se julga capaz, produzir óleo e gas no país.

  CMB:  Você acredita que com o acontecimento da 11ª Rodada de Licitações da ANP previsto para 2012, onde serão ofertados blocos no Nordeste, a exploração de petróleo no Nordeste ganhe um novo fôlego, com a entrada de novas empresas no mercado?
LH: Certeza do acontecimento da rodada eu não tenho, mas, estou na torcida para isto, pois, com a entrada de novos “players” e fortalecimento dos antigos trarão esperanças do tão sonhado 1º emprego a todos os recém-formados em diversos níveis e prosperidade a regiões pobres do interior, principalmente, aqui no nordeste onde se encontra a quase totalidade dos campos a licitar.

  CMB:Para finalizar, quais livros e cursos você recomenda para os leitores do blog e que se interessam por Engenharia de Petróleo e Campos Marginais?
LH: Livros Geral: William C. – “Standard Handbook of Petroleum and Natural Gas”, Robert D – “Blowout and Well Control Handbook, Drilling_Data_Handbook”, Editora Technip, “Formulas and Calculations for Drilling, Production and Workover”, Second Edition, Norton J. Lapeyrouse.

Livros Campos-Marginais: “Maintaining Oil Production from Marginal Fields: A Review of the Department of Energy's Reservoir Class Program (1996)”, “Technology for developing marginal offshore oilfields”, Derek Fee, J. O'Dea.

Cursos de Capacitação: Todos sabem que fiz uma parceria para organizar, coordenar e ministrar cursos com a PETRODART daqui de Salvador. Eles aceitaram a minha exigência de fazer curso que realmente produtivos, isto é, que os estudantes saíssem sabendo fazer que possibilitassem os alunos para rápido ingresso no mercado. Assim teremos aqui os seguintes:
- Curso de Formação de Operadores de Estações de Produção de Petróleo e Gás Natural.
- Curso de Perfuração de Poços. (Dimensionar coluna, calcular torção, enlogamento, etc.).
- Curso de Perfilagem de Poços (Sem o uso de software. Os alunos aprenderão a fazer na mão mesmo!).
- Curso de Cimentação de Poços.
Todos com aulas práticas!
Deve haver em outras cidades cursos deste tipo, portanto, sugiro que procurem os, realmente, bons.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...