quinta-feira, 1 de março de 2012

Univen vai perfurar poços em três cidades do Sertão

A Univen Petróleo garante ter licença ambiental para perfurar seis poços nos lotes distribuídos na região, em busca de petróleo e esta semana, revelou que os resultados obtidos durante o levantamento sismológico realizado ano passado na Bacia do Rio do Peixe foi satisfatório e tem a licença ambiental para a perfuração de seis poços nos seis lotes, distribuídos nos municípios de Santa Helena, Triunfo e São João do Rio do Peixe.

A empresa disse ainda que, os trabalhos só não começaram ainda porque a petrolífera está realizando o processo de licitação para definir a empresa que fará a perfuração.

Atualmente, nenhuma empresa está atuando na Bacia do Rio do Peixe. A última a deixar a região foi a UTC Engenharia, após perfurar um poço no mês de novembro do ano passado, na comunidade de Tabuleiro de Cima, na zona rural de Santa Helena. Após a constatação de que não foi possível encontrar petróleo no poço perfurado, a companhia devolveu o bloco RIOP-T-20 BT-RIOP-3 à ANP, no começo de dezembro do ano passado.

A Petrobras já havia devolvido seus lotes a Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP) no mês de março de 2011. As demais empresas ainda não devolveram porque não cumpriram com o Programa Exploratório Mínimo (PEM), que envolve os estudos sísmicos do solo e perfuração de poços dentro do prazo de quatro anos dado pela ANP.

Com a retirada das empresas, a frustração foi maior nas cidades de Santa Helena, Triunfo e São João do Rio do Peixe, que englobam os lotes adquiridos pelas empresas. Só na cidade de Triunfo, a Prefeitura espera receber mais de R$ 210 mil. Nos municípios de Santa Helena e Triunfo, a empresa Brain Tecnologia, contratada pela UTC, não pagou o Imposto Sobre Serviços (ISS) e pediu concordata, alegando dificuldades financeiras.
Diário do Sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...