segunda-feira, 16 de abril de 2012

OGX confirma presença de óleo leve na acumulação de Natal


A OGX comprovou, através do poço 3-OGX-74-SPS, primeiro poço de extensão da acumulação de Natal (1-OGX-11D-SPS), no bloco BM-S-59, na Bacia de Santos, a continuidade dos reservatórios areníticos de idade santoniana adjacentes ao poço pioneiro.

No teste de formação realizado no poço para identificação de fluido, a companhia verificou a presença de óleo leve de 38º API, enquanto que no poço pioneiro, OGX-11D, havia sido verificada a existência de gás e condensado.

"A comprovação da existência de óleo leve em reservatórios areníticos do santoniano corroboram as nossas expectativas iniciais em relação ao grande potencial de acumulações de óleo em nossos blocos na Bacia de Santos", comentou Paulo Mendonça, Diretor Geral e de Exploração da OGX.

O poço OGX-74 foi perfurado até a profundidade de 4.439 metros e, juntamente com os poços pioneiros OGX-11D e OGX-47, fará parte de um Plano de Avaliação de Descoberta (PAD), que delimitará as acumulações dos arenitos de idade santoniana, no bloco BM-S-59.

O poço OGX-74, extensão da acumulação de Natal, está localizado a 115 km da costa do estado de São Paulo, em lâmina d´água de aproximadamente 196 metros e foi perfurado a cerca de 4 km de distância do poço OGX-11D.

OGX já é a quinta maior produtora de petróleo do Brasil


Pouco mais de dois meses após o início da produção de petróleo em Waimea, na Bacia de Campos, a OGX já alcançou o posto de quinta maior produtora de petróleo do Brasil e primeira entre as companhias privadas nacionais, de acordo com o Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural de fevereiro, divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Durante o primeiro mês do Teste de Longa Duração (TLD) em Waimea, a média de produção de petróleo no primeiro poço em atividade foi de 11,1 mil barris por dia, número considerado excelente para uma planta em início de operação. O ranking de produção por operador divulgado no boletim mostra que a produção total da OGX chegou a 11,6 mil barris por dia, considerando também a produção de gás natural, que é utilizado na própria planta.

Nos próximos meses, a companhia prevê conectar dois ou três novos poços produtores, chegando a níveis de produção entre 40 e 50 mil barris/dia até o final de 2012.

Ainda de acordo com a ANP, a produção de petróleo no Brasil em fevereiro foi de aproximadamente 2,2 milhões de barris por dia, aumento de cerca de 7% em relação à produção no mesmo mês de 2011. Somente o estado do Rio de Janeiro foi responsável por quase 75% da produção nacional.
Veja o ranking da produção de petróleo no Brasil por operador:
Fonte: ANP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...