quinta-feira, 12 de julho de 2012

OGX inicia completação de poços produtores no Maranhão

A OGX e a MPX, em parceria com a Petra Energia, iniciaram este mês a etapa de completação dos poços de produção do campo de Gavião Real, na Bacia do Parnaíba, tendo em vista o início da produção de gás natural, previsto para o segundo semestre deste ano. As companhias são pioneiras no desenvolvimento de um projeto de produção de gás natural integrado à geração de energia elétrica na região.

A etapa de completação envolve um conjunto de operações que são realizadas após a perfuração dos poços com o objetivo de equipá-los para a produção. Até o momento, já foram perfurados 11 dos 16 poços que entrarão em atividade já este ano. A completação está sendo realizada pela sonda Tuscany 106, contratada para operar exclusivamente na região. As atividades das empresas no Maranhão passam a contar com um total de quatro sondas, sendo três unidades para perfuração de poços e uma para completação. Uma quinta unidade também é esperada para os próximos meses.

Em paralelo, as companhias seguem com a construção da Unidade de Tratamento de Gás (UTG) e de duas fases da Usina Termelétrica (UTE) Parnaíba, com capacidade instalada de 1.193 megawatts, ambas localizadas no município de Santo Antônio dos Lopes. A capacidade total licenciada da usina chega a 3.722 MW.

O gás produzido nos campos da região será destinado à UTE Parnaíba para geração de energia elétrica. A produção poderá chegar a 6 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, volume capaz de aumentar em 40% a produção atual de gás em terra no Brasil.

A OGX e a MPX possuem oito blocos exploratórios na Bacia do Parnaíba, com área total superior a 24.500 km². As atividades de perfuração na região foram iniciadas em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...