quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Exploração onshore e gás também estão na pauta da indústria

A Rio Oil & Gas deste ano vai abordar dois temas que, à sombra do pré-sal, têm levantado a expectativa do setor: a exploração do potencial onshore brasileiro e a revitalização de campos maduros. A feira acontecerá em entre os dias 17 e 20 dezembro, no centro de convenções RioCentro.

Na tarde do segundo dia de feira (18/9), a ANP vai conduzir o painel Fronteiras Exploratórias Terrestres no Brasil, seguido de O Futuro do Mercado de Gás no Brasil, com mediação do superintendente da agência, Jose Cesário Cecchi e palestras representantes do Abiquim, IEE/UFRJ, Petrobras e do MME.

Nos últimos tempos, a ANP vem demostrando com mais ênfase o potencial, em especial para exploração (inclusive não convencional) de gás em terras brasileiras – na esteira da mudança nos patamares de mercado causado pelo shale gas nos EUA.

Há, inclusive, planos de conduzir um projeto piloto de exploração de gás natural não convencional no Recôncavo Baiano, além da possibilidade de áreas onshore serem ofertadas tão longo as rodadas de leilão da ANP voltem ao ritmo normal.

No mesmo dia, Olavo Colela Junior representa a ANP na mediação do painel Revitalização de Campos Maduros Onshore, com presença de membros da Petrobras, Cenovus, Petrorecôncavo, Ecopetrol e YPF, como palestrantes. O tema ganhou força com a própria Petrobras que anunciou o Programa de Aumento da Eficiência Operacional da Bacia de Campos (Proef).

Além disso, a ANP aprovou, só neste ano, mais de R$ 4,1 bilhões em projetos, no âmbito do programa de P&D da agência, voltados ao ganho de eficiência em campos maduros. As pesquisas em questão fazem parte do sistema Redes Temáticas, tocado pelo Cenpes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...