quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Painel debaterá dificuldades na formação de trabalhadores

A principal novidade nas conferências da Rio Oil & Gas deste ano é o novo bloco de debates, intitulado Desafios e Cenários da Indústria. Serão sete painéis que vão abordar assuntos como a formação de recursos humanos, prevenção de acidentes ambientais, desenvolvimento tecnológico do setor, cadeia de fornecedores, financiamento da indústria de óleo e gás, aspecto jurídico dos acidentes ambientais e o futuro dos transportes.
O gerente de tecnologia do IBP Raimar Van Den Bylaardt coordena o painel Formação e Qualificação de Pessoal. Segundo ele, a questão da formação de recursos humanos e da certificação de pessoal para a indústria é cada vez mais crítica e, por isso, o objetivo é sair do lugar comum de diagnosticar o problema e discutir o que está sendo feito e as soluções encontradas.
Bylaardt ressalta que o índice de produtividade da mão-de-obra do petróleo é muito baixo no Brasil em relação a outros países e, por isso, a indústria brasileira necessita de muito mais colaboradores e número de horas trabalhadas do que ocorre em termos globais.
Como parte da programação desse painel, Joaquim Passos Maia, da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), vai abordar o problema da certificação de pessoal no Brasil, comparando com o cenário nos Estados Unidos. Outro palestrante será Segen Estefen, da Coppe/UFRJ, que tratará da escassez de “formação de formadores” no mercado.
Já Mária Alves, da Universidade da Petrobras, vai narrar a experiência da instituição com o incentivo à especialização dos alunos desde os cursos de graduação, avançando com foco bem definido na área escolhida até o mestrado, o que contribui para o aumento do nível de qualificação dos profissionais.
Por último, Damian Popolo, da BG, falará sobre a importância da internacionalização da educação no setor e, como exemplo, vai compartilhar a iniciativa da empresa em enviar parte dos bolsistas que apóia para o Reino Unido, onde obtêm importantes informações sobre os principais avanços nas áreas de petróleo e gás em todo o mundo.

FSB Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...