segunda-feira, 20 de outubro de 2014

PRESENTE E FUTURO DO SETOR DE ÓLEO E GÁS

Boa tarde, pessoal,

o blog esteve meio inativo ultimamente. Estamos reativando!

Durante esse tempo, recebi alguns email de estudantes e profissionais que estão fora do mercado e estão com certa dificuldade de entrar na área. O que vem acontecendo? Será que não vou conseguir minha vaga no setor de petrolífero? Voltará a ser como antes?

Bom, primeiro é preciso entender que a crise no setor energético é mundial, e isso afeta nosso país. Mas apenas isso não é sufuciente para essa escassez de vagas no setor. Cortes e mais cortes ficaram comum nas companhias de petróleo, nos ultimos anos. O que acontece é que o setor depende bastante da Petrobras. Se a Petrobras vai mal, todo o setor vai mal. Em terra, a situação é mais crítica devido diminuição de investimentos da Petrobras nessa área, impactando diretamente em muitos empregos.Outras grandes produtoras onshore, não vão bem, caso da OGX e HRT. Toda a cadeia petrolífera ficou comprometida.

Para o futuro, os grandes investimentos serão offshore, e se o pré-sal vingar, teremos bons ventos novamente soprando pelo setor. Mas isso só deve acontecer meado de 2016.

Para a área onshore, uma nova política é necessária, onde apareçam novos players e o mercado não fique tão dependente dos inventimentos da Petrobras, pois serão cada vez menores.

E o que um estudante recém formado, ou um profissional que não consegue se manter no mercado nesse período deve fazer?
 Deve tentar de alguma forma "abrir o leque", fazendo novos cursos, e ganhando algum tipo de experiência, se não no setor petrolífero, na área industrial (que não vive seus melhores dias também), que pode ser aproveitada no setor de óleo e gás,e manter-se atualizado em relação aos acontecimentos do setor petrolifero.

E vocês, o que acham? Deixem sua opnião nos comentários e vamos abrir um discussão a respeito do assunto.

Abraço a todos,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...