quarta-feira, 30 de novembro de 2011

RN terá 114 novos poços para injeção


A Petrobras planeja converter 114 poços de produção em injetores ao longo do próximo ano nos campos de Estreito e Alto do Rodrigues, na parte terrestre da Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte. A expectativa é que a primeira etapa do projeto, que deve acontecer em março, converta 36 novos poços e os 78 restantes ao longo do ano. Ao todo, o projeto prevê a conversão de 472 poços do projeto.

O projeto faz parte de um conjunto de quatro empreendimentos que visam elevar a atual produção diária de 75 mil bpd para 115 mil até 2011, no Rio Grande do Norte e Ceará. Atualmente, 78 poços produtores já foram convertidos para injetores em Estreito e Alto do Rodrigues, conta Fernando Ribeiro, responsável pelo projeto e gerente do Ativo de Produção do Alto do Rodrigues da Unidade de Negócios e Exploração e Produção do Rio Grande do Norte e Ceará.

Os poços recebem vapor por um duto que liga o ativo de produção a Usina Termoelétrica Jesus Soares Pereira (Termoaçu). O ramal custou US$ 200 milhões e tem 30 km de extensão. A meta é ampliar a produção na região em 18 mil bpd.

O vaporduto vai injetar 610 t/h de vapor nos campos de produção de Estreito e Alto do Rodrigues e é além de ser o primeiro do mundo a operar com vapor superaquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...