sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cidades Petrolíferas do Nordeste - Carmópolis

Localizada na Bacia Sergipe-Alagoas, Carmópolis foi resultado de sucessivas pesquisas iniciadas em 1955 pelo corpo técnico da recém-criada Petrobras, em 1963, foi descoberto, na Fazenda Mercês, em Carmópolis, o maior campo terrestre do país em volume recuperável de óleo do Brasil.
Estão em operação, hoje, 48 anos depois, em Carmópolis, mais de mil poços, responsáveis por 80% da produção da Unidade de Produção em Sergipe.
Sua produção atual é de 42 mil barris por dia e com os investimentos previstos para os próximos anos – a Petrobras planeja alocar US$ 700 milhões na modernização das estações e revitalização do campo –, a produção alcançará a marca de 54 mil barris por dia.

O Campo de Carmópolis é gigante, guardando um volume de óleo in place da ordem de 1,6 bilhões de barris. Entretanto, consideradas as complexidades estruturais e as características pouco favoráveis de suas rochas reservatório, o fator de recuperação primária é baixo, da ordem de 10%. A produção petrolífera do campo tem sido estimulada pela utilização de diversos recursos complementares, tais como injeção de água, injeção de vapor, injeção de polímeros e combustão in situ

2 comentários:

  1. Senhores,

    Nestes 48 anos a estatal somente retirou 30% do VoIP da bacia e, até hoje, não existe uma escola técnica lá. Apenas em 2008 foi asfaltada a entrada da cidade. Por volta de 70% dos trabalhadores vêem da Bahia, pois, Sergipe tem pouca, ou nenhuma, mão-de-obra especializada.

    Abraços a Todos!

    ResponderExcluir
  2. Tenho que concordar com o colega acima. Alguns países sofrem da maldição do petróleo, e aqui no Brasil, algumas cidades. Carmópolis não investe em escola técnica para os próprios sergipanos, é uma vergonha, a cidade poderia ser muito mais estruturada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...