quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Licitação para exploração de gás natural no Piauí acontece em 2012

Com a exploração o Piauí passará a exportar gás natural.
O deputado Osmar Júnior está na expectativa que 11ª rodada de licitação de novos blocos de exploração de petróleo e gás natural, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), aconteçam no início do ano que vem. O leilão, aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), depende da aprovação da presidente Dilma Rousseff.

Segundo ele, a presidenta já demonstrou disposição em aprovar a decisão, mas por uma questão de prazos a rodada de licitação deverá acontecer somente no primeiro tremestre de 2012. Deverão ser licitados 20 blocos na bacia do Parnaíba. “Esta licitação é resultado da iniciativa da ANP em pesquisar o Vale do Parnaíba”.

As descobertas na região foram estimuladas pelo Plano Plurianual de Geologia e Geofísica (PPA), lançado  em 2007 pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), com o objetivo de descobrir novas fronteiras de exploração no país. O plano, financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), prevê, até 2014, investimento de R$ 1,8 bilhão em 22 bacias no país.

De acordo com Osmar, esta foi primeira vez na história do Brasil que o Piauí recebeu este tipo de pesquisa. “Isso abrirá um leque de possibilidades de desenvolvimento. O nosso estado passará da condição de importador para exportador de gás natural”.

A bacia do Parnaíba, de acordo com o estudo, tem grande potencial para exploração de gás. A expectativa é que até meados de 2013 a produção chegue a 5,7 milhões de metros cúbicos por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...