segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O "Tigh Gás" da Bacia do Alto São Francisco.

Texto do nosso colaborador, Engº Luiz Henrique.

Tigh Gas”, um gas natural o qual é difícil para acessar por causa da natureza da rocha e areia ao redor do deposito. Por ser de difícil extração, muito maior que o gas de outras fontes, das empresas exploradoras é requerido um grande aporte financeiro na sua procura. Com o aumento do preço de venda e a escassez de áreas produtoras de gas dito de fonte normal, aumenta o interesse por este tipo de gas Muitas empresas multinacionais controlam significantes reservas de “Tigh Gas”, incluindo entre elas, a BP, a qual tem, também, gastos vultosos recursos para aprender mais sobre extrair este gas.
Normalmente, gas natural é inteiramente fácil de explorar. Quando um depósito é identificado, um poço pode ser furado e o gas flui naturalmente, fazendo-o de maneira simples para comprimir e manda-lo a outras localidades. Este deve-se porque o gas natural esta, normalmente, rodeados por depósitos de rocha porosa com muitos pequenos furos para o gas permear através. Algumas vezes, o gas, literalmente, empurra-se a si mesmo.
No caso de “Tigh Gas”, cercador de arenito, argila ou outras rochas não é tão permeável, parecendo mais denso no seu corte transversal. A falta de permeabilidade tranca o “Tigh Gas” no subsolo tornando a perfuração de um poço viável complicada. “Tigh Gas” é encontrado armazenado em depósitos de carvão, a fim de obtê-lo é necessário encontrar o “pote de mel”  onde grande volumes estão acessíveis e, algumas vezes, usar vários meios para criar uma pressão de vácuo no poço enquanto se suga o gas das rochas.
Historicamente, tais depósitos foram descritos como “irrecuperáveis”, entretanto, como a demanda por gas natural aumentou muito, muitas empresas têm repensado estas avaliações, forçando para ver se os depósitos de “Tigh Gas” podem ser acessados. Apesar de o “Tigh Gas” ser custoso os altos preços fazem com que seja compensador explora-los, especialmente se a composição for favorável ao tratamento, permitido às empresas extraírem valorosas frações de um único poço.

A maioria dos depósitos de “Tigh Gas” datam da era paleozoica o qual significa que estes tem, ao menos, 251 milhões de anos. A idade avançada de tais depósitos é, presumidamente, responsável por sua inacessibilidade. “Tigh Gas” é bem pressionado, em outras palavras, por causa da rocha reservatório que se tornou mais e mais densa com o passar deste tempo. Estes depósitos podem, também, estar mais profundos que os de gas normal levando a desafios adicionais. Companhias, as quais operam com “Tigh Gas”, usam uma variedade de táticas de pesquisas para identificar as fontes deste gas e tentar encontrar a melhor maneira e local para perfurar.

O gas que se informa haver em grande volume (comparado a Bolívia) na bacia do alto São Francisco é formada, em sua maioria, por este tipo de “Tigh Gas”, devido a isto poderá levar muito mais tempo para termos noticias do inicio da exploração comercial.

Estarei atento à evolução da exploração e voltarei aqui com as ultimas novidades.

Abraços a Todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...