terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Petrobras pesquisa petróleo em Nova Mutum/MT



A Petrobrás deve concluir, até fevereiro de 2012, levantamento sísmico do médio norte mato-grossense, na bacia do Parecis, para investigar o subsolo e descobrir se há petróleo ou gás.

A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da estatal. As bases estão instaladas em Nova Mutum, Sorriso e Nova Ubiratã. No passado havia base instalada também em Santa Rita do Trivelato. No total, a área alvo da pesquisa possui 17.505 quilômetros quadrados.

O trabalho teve início com uma concessão de exploração, fornecida pela Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a Petrobrás e a instalação das bases na região foi feita com licença de operação concedida pela Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema). Estão sendo realizados diversos estudos geológicos, incluindo levantamento de dados sísmicos, para determinar a possibilidade de presença de petróleo na área.

Atualmente, em Nova Mutum há 40 pessoas envolvidas com as atividades administrativas e suporte ao campo. Já as etapas de campo envolvem mais pessoas, totalizando aproximadamente 440. A grande maioria está dividida entre as bases de Nova Ubiratã, Água Limpa (distrito de Nova Ubiratã) e Boa Esperança (distrito de Sorriso).

A coleta de dados está sendo feita por uma empresa contratada pela Petrobrás, que apenas 
acompanha e fiscaliza as atividades.

"A pesquisa de petróleo é um investimento da Petrobras na procura de óleo ou gás. Caso seja identificada esta possibilidade, a Petrobras retornará à região para o desenvolvimento de mais atividades como a perfuração de poços, levantamentos geofísicos e geológicos", explicou a assessoria.

O trabalho em Nova Mutum compreende o início da fase exploratória. Caso os estudos iniciais apontem a existência do petróleo, apontado pelos estudos geológicos, são feitas perfurações de poços exploratórios. Neste momento, são realizados diversos testes e a avaliação do potencial de produção da eventual descoberta de petróleo ou gás.

"Ao final deste processo, ou seja, após a fase exploratória, se confirmada a presença de óleo ou gás em quantidade que justifiquem o investimento, inicia-se a fase de produção. Caso não se confirme a presença de óleo ou gás, ou caso as descobertas não sejam economicamente viáveis é realizada a devolução da área para a ANP".
Fonte: Só Notícias/Márcio Uhde, de Nova Mutum

2 comentários:

  1. Victor,

    Tomara que ela ache e considere não comercial (para ela, assim, devolve a ANP, e nós, de empresas pequenas privadas brasileiras possamos atuar e gerar empregos para nosso engenheiros, tecnologos e tecnicos, alem daquelas outras profissões relacionadas, tal como, homens de area, operadores de sonda, operadores de estação de produção, etc.

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...