Todo mundo conhece a imagem de uma refinaria de petróleo, grandes complexos cheios de torres e canos, mas como funcionam ? Entenda como elas funcionam e como os Engenheiros de Petróleo trabalham.
Refinarias de Petróleo – Você sabe realmente o que é petróleo?
Antes mesmo de descrever o processo das refinarias de petróleo, vamos definir o verdadeiro significado da palavra petróleo. Em nossas cabeças temos sempre aquela clássica imagem de um líquido negro pulando com força e jorrando pra fora de um buraco. Segundo a definição básica da Engenharia de Petróleo, Petróleo é um combustível fóssil, ou seja, um combustível formado a partir de fósseis.
Na Era Jurrássica ( dinossauros ) e eras posteriores aconteceram grandes transformações na Terra: movimentos dos continentes, terremotos, maremotos e soterramentos em massa, todo esse movimento geológico produzia grandes desastres matando animais, plantas e seres aquáticos.
Quando esses seres vivos animais e vegetais morriam e eram soterrados, a pressão da terra e o tempo aos poucos foram os transformando, fazendo com que perdessem suas características originais e fossem se tornando uma massa negra de Carbono.
Essa massa formou o petróleo que usamos hoje em dia, explorado pelos profissionais de Engenharia de Petróleo.
A Petróleo, do ponto de vista da química é formado pelos seguintes elementos:
Outra informação interessante que a Engenharia de Petróleo nos dá é que nem todo petróleo é igual ( os dados acima são referentes a uma amostra de bom Petróleo ).
Nem todos são escuros e líquidos, alguns podem ser quase tão duros como rochas e outros podem ser tão ralos quanto água.
A cor também varia desde negro escuro ( boa qualidade ) até quase transparente ( má qualidade ).
O tipo de petróleo mais procurado pelas empresas e mais desejado pelos profissionais de Engenharia de Petróleo é o escuro e líquido, esse é o melhor de se trabalhar.
Refinarias de Petróleo: Transformando Óleo em Produtos
Muita gente não sabe mas as Refinárias de Petróleo além de gasolina e óleo diesel também fabricam dezenas de tipos diferentes de produtos.
Por causa dessa flexibilidade alguns especialistas dizem que as refinarias de petróleo são a Base Indústrial da Era Moderna.
Em outras palavras, se elas não existissem muitas das coisas que temos em casa hoje em dia também não poderiam ser fabricadas.
Confira abaixo alguns produtos que os profissionais de Engenharia do Petróleo conseguem tirar dele:
Refinarias de Petróleo:Principais produtos obtidos a partir do petróleo
Embora sejam feitos grandes trabalhos Químicos e de Engenharia de Petróleo dentro das Refinarias de Petróleo, o processo básico de se obter os produtos até que é simples.
Esse processo se chama Destilação Fracionada.
Na destilação fracionada basicamente o que é feito é aquecer o petróleo e ir colhendo os produtos obtidos através de um sistema de torre.
Dependendo da temperatura sai um tipo diferente de produto, esse processo é interessante do ponto de vista de Engenharia de Petróleo pois permite que muitas coisas sejam fabricadas ao mesmo tempo.
Confira abaixo o processo de funcionamento da Destilação Fracionada:
Engenharia de Petróleo: Destilação Fracionada
É importante notar, no entanto, que nem todos os produtos saem diretamente prontos da coluna de destilação, a gasolina por exemplo, um dos principais produtos do Petróleo só vai sair depois que o Nafta for processado.
Video:
Processo de destilação fraccionada numa refinaria de petróleo onde são produzidos os derivados de petróleo.
Fonte: Guia Metal
Nenhum comentário:
Postar um comentário