A Universidade Federal da Bahia (UFBA) inaugurou o Laboratório de Estudos de Petróleo (Lepetro) no último dia 16 de dezembro. Sob a coordenação do Prof. Antônio Fernando de Souza Queiroz, as instalações serão responsáveis por avaliar a contaminação e a ecotoxicidade de regiões próximas às atividades de exploração, produção, refino e transporte de petróleo e derivados da Bahia, principalmente manguezais.
A Petrobras investiu cerca de R$ 3 milhões na ampliação da infraestrutura do conjunto de laboratórios que integra a Rede de Conservação e Recuperação de Ecossistemas e Remediação de Áreas Impactadas (Ecoai). O Lepetro auxiliará no desenvolvimento de processos tecnológicos apropriados para a caracterização geoquímica, associando aspectos de petróleo e de meio ambiente.
As pesquisas também buscam inovação tecnológica para a recuperação de ecossistemas costeiros. A expectativa é que estudos comparativos com áreas não afetadas permitam avaliar e definir formas de recuperação para sedimentos e água contaminados. O Lepetro permitirá ainda que seja expandido o suporte analítico às atividades de pós-graduação desenvolvidas Instituto de Geociências da UFBA e pelo Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (Pospetro), que recebe grande suporte analítico desse parque laboratorial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário