sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pernambuco se insere cada vez mais no mundo do petróleo

PRÉ-SAL  Cada vez mais atraídas pelo pré-sal, companhias multinacionais do setor de petróleo, gás e energia estão investindo pesado no Brasil. No Rio de Janeiro, o Centro Tecnológico da Petrobra
s (CENPES), localizado na Ilha do Fundão é um exemplo dessa ebulição. O estado de Pernambuco também está inserido nesse processo. Empresas de todos os setores estão fincando suas bases e anunciando investimentos pesados na estado. No final do ano passado, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca (PE), foi realizada a segunda edição do Pernambuco Petroleum Business, evento que apresentou diversas oportunidades de negócios e também os principais atrativos da indústria do petróleo, gás, offshore e naval de uma das regiões que mais crescem no País. 

SUAPE  O evento, que reuniu autoridades brasileiras e estrangeiras, teve uma programação composta por palestras que debateram a política industrial brasileira, incentivos fiscais, sustentabilidade e programas de incentivo à cadeia de fornecimento à indústria de petróleo e setores relacionados. Em entrevista ao NN, o diretor do Fórum Suape Global, Silvio Leimig, ressalta que atualmente mais de 100 empresas se encontram em operação e outras 25 em fase de implantação em Suape. “É um crescimento simplesmente fantástico”, diz Leimig. O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), já em funcionamento, tem a missão de entregar o primeiro navio encomendado pela Transpetro, que já está em andamento, e um terceiro que está com obras programadas para o fim do ano.
PROJETO  Lançado em dezembro de 2008, o Suape Global visa transformar Pernambuco num grande polo provedor de bens e serviços para indústria de petróleo , gás, offshore e naval. Desde a implantação do projeto, já foram atraídas 20 empresas ligadas ao segmento de oil & gas e naval, totalizando investimentos da ordem de US$ 1,82 bilhão e gerando mais de 22 mil empregos diretos. "O Projeto Suap Global  vem oferecer ao mundo uma opção de investimento em um Complexo Industrial Portuário de águas profundas e tranquilas, dotado de toda a infraestrutura  necessária para as indústrias interessadas. Sem falar nos incentivos fiscais provenientes dos Governos Federais, Estadual e Municipal", disse Leimig.
INVESTIMENTOS  Mas o estado não para de atrair novos empreendimentos. O grupo italiano Navalmare anunciou que o Complexo de Suape, em Ipojuca, vai sediar sua primeira unidade no Brasil. A empresa pretende fabricar estruturas offshore, como plataformas e decks. "Estamos literalmente a 'ver navios', mas navios que cada vez mais utilizam o nosso porto e aqui estão também sendo construídos para o desenvolvimento de Pernambuco e a melhoria da qualidade de vida da nossa população. Cada vez mais temos orgulho de ser pernambucanos", conclui o diretor do Fórum.
EÓLICA  Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a contar com fabricantes de todos os tipos de equipamentos para geração de energia eólica. O Governo do Estado e a Eolice, produtora de pás para turbinas eólicas, anunciaram a instalação de uma fábrica em Suape que vai gerar 1.500 empregos diretos e receber investimentos de R$ 100 milhões. As obras de construção da unidade terão início em junho do ano que vem. A Eolice entregará as primeiras pás (hastes que formam as grandes hélices) em junho de 2013. Richard Pettifor destacou a importância que empreendimentos do setor eólico têm na geração de empregos e riqueza para a região e mostrou-se satisfeito por desembarcar no Porto de Suape. “É com enorme satisfação que participamos desse novo momento de desenvolvimento socioeconômico e de sustentabilidade que Pernambuco atravessa”, disse, ao discursar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...