quinta-feira, 12 de julho de 2012

Entrevista com Denise Retamal

A 5X Petróleo desta semana é com a diretora executiva da RHIO´S Recursos Humanos, Denise Retamal. Na entrevista, a especialista em gestão de RH fala sobre o mercado de petróleo e gás e o perfil dos profissionais deste segmento.

1X) NN - Com o crescimento do setor de petróleo e gás no Brasil, muitos estudantes estão procurando cursos, estágios e empregos neste setor. Por conta disso, o mercado se torna cada vez mais competitivo e exigente. O que as pessoas devem ter em mente ao ingressar nessa área?

Denise Retamal - A grande maioria dos equipamentos e ferramentas usados para pesquisa, exploração e produção do petróleo e do gás natural são componentes mecânicos e de atuação hidráulica e/ou eletrônica. Portanto, se o jovem profissional tiver uma formação sólida nessas disciplinas poderá, tranquilamente, se inserir na indústria do petróleo e gás. Para que o jovem profissional adquira a expertise necessária para trabalhar na indústria de petróleo e gás, deve procurar cursos superiores como Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Química e Geologia, assim como nível técnico em Construção e Montagem (Instrumentação), que são exemplos de carreiras altamente requisitadas pelo segmento nos dias de hoje. Certamente, continuará sendo assim nos próximos 10 ou 20 anos.

2X) NN - Como em qualquer outra área, o setor de petróleo e gás busca profissionais bem qualificados e experientes para exercer o trabalho. Qual é o perfil profissional que os empregadores da indústria de petróleo e gás buscam? 

Denise - O profissional deve possuir conhecimentos técnicos específicos da indústria, mas, ao mesmo tempo, multidisciplinares. Dominar idiomas estrangeiros, principalmente o inglês em nível avançado. Ter habilidade com as novas tecnologias também é necessário. Particularmente, acredito que definir uma carreira específica dentro do segmento e começar a construí-la desde a universidade ou curso técnico é essencial.

3X) NN- Atualmente, existe uma ausência de profissionais qualificados na indústria de petróleo e gás. Muitas empresas estão suprindo esta carência com mão de obra estrangeira. Por que é tão difícil encontrar esse tipo de profissional no mercado brasileiro e o que pode ser feito para reverter esse quadro?

Denise - A dificuldade está no descompasso entre os conhecimentos dos profissionais brasileiros e as exigências técnicas da indústria de petróleo e gás. Muitos jovens se graduam a cada ano, mas não possuem conhecimentos específicos e pertinentes a uma carreira no setor, assim como a mínima experiência para atuação no segmento. A solução é o investimento em carreira, com a escolha de um curso de graduação ou técnico que sejam a base para a construção da carreira. A capacitação para atuar na indústria de petróleo e gás deve ser perseguida através da realização de estágios, aquisição de conhecimentos em tecnologia, habilidade com idiomas e outras competências específicas do setor.

4X) NN - A senhora acredita que a indústria de petróleo e gás continuará em expansão e conseguirá absorver aqueles que querem trabalhar no setor? O que é maior: a oferta de mão de obra ou a demanda?

Denise - Nos dias de hoje, a demanda é maior do que a oferta. Isso deve persistir, pelo menos, durante os próximos cinco anos. A indústria da energia, que engloba o segmento de petróleo e gás, continuará a crescer em razão do crescimento da população e do desenvolvimento tecnológico do mundo. Assim, uma carreira bem definida e construída no segmento será um grande investimento do jovem profissional que decidir começar a se preparar desde agora.

5X) NN - A RHIO´S Recursos Humanos, além de ser uma consultoria especializada no recrutamento de profissionais para a indústria de petróleo e gás, também oferece programas voltados para este setor. Qual o perfil dos candidatos que buscam os programas e as consultorias da RHIO’S? Qual é o conselho que a senhora deixa para quem quer conseguir um emprego nesta área?

Denise - Através dos nossos programas de orientação de carreira RHIO´S JOBS OF THE FUTURE e do programa de estágio RHIO´S UTP, nós buscamos tentar ajudar o descompasso entre oferta e demanda em nossas indústrias de atuação. Isso é feito através da conscientização dos jovens de ensino médio e universitário sobre a importância da escolha certa e antecipada de uma carreira, e não simplesmente de um curso ou de uma profissão. Já o programa de desenvolvimento de carreira RHIO’S CAREER, busca orientar os profissionais já graduados sobre a importância da capacitação estratégia para um determinado segmento de atuação. O meu grande conselho para quem deseja fazer parte da indústria de petróleo e gás é a escolha antecipada e sob medida de uma carreira em um determinado segmento de atuação e capacitação.
 
Fonte: NN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...