quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Entrevista com Milena Barcelos, fundadora do evento Business Meeting

A 5X Petróleo desta semana é com a Executiva de Marketing, Eventos Corporativos e Business, Milena Barcelos. Na entrevista, Milena relata como funciona a indústria de eventos no setor de petróleo e gás, revelando como consolidou a sua carreira nesta área.

1X) NN – Há uns anos atrás, não se pensava na possibilidade de exploração e produção de petróleo em áreas oceânicas como se pensa agora. O mercado petrolífero também era constituído em sua maioria por homens. Desta forma, como você entrou para o setor de O&G, e por que você escolheu esta área de atuação?

Milena Barcelos - Na área de petróleo e gás, eu tenho dez anos de experiência profissional. Antes de entrar para este setor, em específico, eu fui professora pedagógica. Minha carreira petrolífera iniciou quando fui trabalhar como estagiária na área comercial do Estaleiro Mauá, em 2002. Depois em 2005, tive a oportunidade de iniciar no departamento de Comunicação, Marketing & Eventos do estaleiro. Então, comecei a desenvolver propostas, atender clientes, produzir novas estratégias de marketing e organizar grandes eventos com a presença de ilustres personalidades como o Presidente da República. Em minha opinião, o setor de petróleo e gás ainda é muito obsoleto. Muitas empresas organizam seus eventos sem contratar profissionais experientes para promover o evento. Por ser mulher, também enfrento preconceito neste setor. Mas, tenho observado que atualmente está ocorrendo mudanças, principalmente após á entrada da Graça Foster (Petrobras) na presidência de uma petrolífera. Apesar do setor de petróleo & gás, ter ficado mais de 20 anos estagnado, não priorizando e nem valorizando os investimentos no que diz respeito à imagem, comunicação e divulgação (venda), acabei escolhendo este ramo de atuação porque me identifico com o setor, à dinâmica do trabalho e a forma de criação. Procuro ser uma pessoa inovadora e que sempre expõe novas ideias/desafios para transformá-los em realidade.

2X) NN – Você é responsável pelo evento “Business Meeting 2012”, que tem como principal objetivo reunir diversas empresas do setor de Petróleo & Gás. Como você encara este mercado exigente e segmentado?

Milena Barcelos - Encaro com muita responsabilidade e ousadia o Business Meeting. Isso porque já venho, há 10 anos, me preparando e observando a necessidade de organizar eventos corporativos para este perfil (de eventos formais) de público. São pessoas exigentes, com dois perfis: mais maduros e jovens empreendedores. Procuro dispor meus eventos em dois horários para agradar meus dois públicos. No primeiro horário é mais formal, depois o evento fica mais descontraído. São eventos sociais, onde esses empresários com a finalidade de fazerem um novo networking e até possíveis negócios. O Business Meeting 2012, será um evento com o objetivo de interagir todos os participantes do setor de Oil & Gás/Naval & Offshore, em um único ambiente. A MBS Produções é uma empresa que vem para administrar e executar projetos, lançamentos de produtos ou serviços, para este setor. A empresa também organiza, há mais de cinco anos, o evento Arraiá Naval & Offshore, que acontece em paralelo com a Feira Brasil Offshore, e tem o mesmo escopo do Evento Business Meeting.

3X) NN - O Business Meeting terá a participação de grandes empresas do setor de O&G, tais como: FIRJAN, SEBRAE, CCR Ponte, Cockett Marine Oil, Vitol, Estaleiro Mauá, Nicomex Logística Internacional entre outros. Como você enxerga este crescente mercado no Brasil, e como o evento está estruturado neste ano?

Milena Barcelos - Vejo o setor com perspectiva de crescimento para a economia brasileira. Nos próximos anos, as operadoras de petróleo deverão investir cerca de 400 bilhões de dólares em equipamentos e serviços para a expansão e manutenção de suas operações em águas profundas. A Petrobras, por exemplo, vem construindo uma estrutura de produção gigantesca. Em minha opinião, o Pré-Sal já está transformando a realidade das petroleiras brasileiras. Esta imensa riqueza tem potencial de modificar radicalmente a economia nacional e já movimenta grandes investimentos na indústria do petróleo. Neste ano, o Business Meeting está sendo estruturado para atender 600 convidados do setor. A principal ideia da MBS Produções neste projeto foi de promover um evento “Coquetel & Jantar” num ambiente mais descontraído, visando integrar: clientes, autoridades, empresas nacionais e internacionais do setor Oil & Gás/Naval & Offshore.

4X) NN – O setor de petróleo e gás vem sofrendo uma profunda mudança nos últimos anos, à exploração da camada de pré-sal é o boom do momento. Diante disto, surgem diversos eventos voltados para este segmento. Qual é a diferença entre o seminário Naval Offshore e o Business Meeting?

Milena Barcelos - Os dois eventos agregam expectativas como; desenvolvimento, prospecção de network, negócios empresariais e parcerias estratégicas. Nosso ideal é aproximar os compradores e fornecedores, para a abertura de novos mercados. O seminário Naval OffShore é um evento que acontecerá no Teatro Popular de Niterói (RJ), composto por aproximadamente 300 empresários (pequenos e médios) do setor de petróleo e gás. A maioria destes empresários são donos de estaleiros ou fornecedores de produtos específicos da indústria naval. O evento terá a duração de 2 dias (07 e 08/11), tendo palestras e debates sobre temas relevantes do segmento. Já o Business Meeting, é um evento composto por grandes empresários e investidores do setor de O&G, sendo um encontro mais informal, que acontecerá no dia (19/09).

5X) NN – Atualmente, o mercado demanda profissionais que buscam a excelência, que sejam criativos, com conhecimento básico ao avançado e que tenham experiência profissional. Quais conselhos você daria aos jovens que estão iniciando a carreira profissional na indústria de eventos do setor de P&G?

Milena Barcelos - Aconselho aos jovens que escolherem esta área de atuação, que selecionem empresas que possuem uma visão de futuro deste setor, e ainda proporcionem o incentivo aos estudantes da área de marketing & eventos. Há dez anos, encontrei o setor não preocupado com a importância da imagem da empresa e o comprometimento de fornecer um bom atendimento aos clientes. Hoje, vejo um avanço no que diz respeito às mudanças e valorização da importância desta área, principalmente para as empresas do setor petrolífero. Mas, quem se lançar neste ramo, deve sempre ter um olhar novo e criativo, precisa gerar oportunidades e vencer obstáculos. Apesar das dificuldades encontradas nesta área, o importante é não desistir. Para uma empresa que deseja inovar e mostrar que está sempre buscando novas tecnologias e fontes de exploração, o trabalho do consultor de eventos é essencial para expor aos interessados as informações, marcas ou produtos deste setor.

Fonte: NN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...