domingo, 16 de setembro de 2012

Gás não convencional nos EUA e AL será destaque em painel


A programação relacionada à exploração de produção de gás na Rio Oil & Gas tratará de três temas principais: O Futuro do Mercado de Gás no Brasil, Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Não Convencional (especialmente o shale gas, ou gás recuperável nas rochas de xisto).
 
O gerente de Gás do IBP, Jorge Delmonte, observa que, entre os principais assuntos a serem discutidos no evento, destacam-se a perspectiva de o GNL vir a tornar-se uma commodity e a possibilidade de os Estados Unidos virem a se tornar exportadores de shale gas, o que traria forte impacto sobre os preços do produto em escala global.
 
Delmonte explica que, com a tragédia da usina nuclear japonesa de Fukushima, a geração térmica a gás ganhou uma importância “grande e instantânea”. Com isso, acentuaram-se os debates em torno da perspectiva do GNL tornar-se umacommodity. Na Rio Oil & Gas, serão discutidas as vantagens e desvantagens dessa mudança que poderá trazer maior volatilidade ao preço do produto.
 
No que diz respeito ao Gás Não Convencional, além dos debates em relação às perspectivas de decisões norte-americanas, estará em pauta também a possibilidade de produção desse hidrocarboneto em território latino-americano, inclusive no Brasil, e a viabilidade econômica de exploração e distribuição em todo o mundo.
 
Além dessas três grandes linhas de discussão, os participantes do evento interessados especialmente no mercado de gás poderão ter acesso também a debates em torno de subtemas como a questão do GNL na Ásia, a possibilidade de produção desse gás em escalas menores em alguns países ou as vantagens de uma possível, mas difícil integração de gás na América Latina via GNL.
 
O tradicional painel sobre o gás no Brasil terá como destaques temas como a competitividade do produto no País, além do planejamento e expansão da malha de transporte. Um dos pontos-chave de discussão estará em torno dos problemas de infraestrutura para a logística do gás.

FSB Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...