terça-feira, 2 de outubro de 2012

BP lança projeto de US$ 10 milhões em universidades

A BP, petrolífera britânica, anunciou recentemente um projeto de pesquisa de US$ 10 milhões que envolve a colaboração de cinco universidades brasileiras e três universidades britânicas. O objetivo do projeto é estudar o entendimento da formação da bacia do Parnaíba, nas regiões norte e nordeste do Brasil, por meio de dados sísmicos de reflexão da crosta profunda, sismologia e estudos geológicos.


Indícios de petróleo e gás e os anúncios de recentes descobertas demonstram o potencial da Bacia do Parnaíba, mas esta ainda não é uma província de petróleo estabelecida.

"Isso demonstra o compromisso de longo prazo da BP com o Brasil, onde estamos presentes em cinco bacias, a maioria das quais são fronteiras exploratórias", disse o presidente Regional da BP Brasil, Guillermo Quintero.

Em nota, a empresa declara que algumas bacias cratônicas - grandes bacias terrestres sub-circulares - têm produzido bilhões de barris de hidrocarbonetos, especialmente no Hemisfério Norte, mas a maioria ainda é pouco explorada.

A BP contratou a Global Geophysical em uma base não-exclusiva para adquirir uma linha sísmica regional de 1.440 quilômetros através da bacia, passando pelos estados do Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.

Estes dados serão disponibilizados para as universidades, que irão integrar dados geofísicos e geológicos adicionais para a construção de um modelo que irá ajudar a compreender a evolução da bacia.

O projeto vai envolver estudantes das universidades federais do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia, Brasília e, ainda, do Observatório Nacional. As universidades de Aberdeen, Cambrigde e Oxford irão representar os centros de estudo de fora do país.

2 comentários:

  1. O certo seria a entrada da UFCG,já que la tem um curso de Eng. de petróleo.E não de universidades que nem contam esse curso,como é o caso da UFPE.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...