quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Bacia do Recôncavo X Fraturamento Hidráulico

Geólogo Ary Bastos alerta, via Facebook, para desastre previsível no Aquífero São Sebastião, afetando possivelmente os municípios baianos de Alagoinhas, Catu, Pojuca, Araçás, Entre Rios, Mata de São João, Dias D’Avila, Camaçari, São Sebastião, Simões Filho.

A Bacia Sedimentar do Recôncavo possui área de aproximadamente 11.500 km2 sendo limitada ao norte pelo Alto de Aporá que a separa da bacia de Tucano Sul. Nesta Bacia, destaca-se o Sistema Recôncavo, que é formado por um aquífero livre, representado pelas formações Barreiras, Marizal e parte superior da Formação São Sebastião. A alimentação do componente freático do aquífero Recôncavo é feita, principalmente, através da infiltração das águas das chuvas.

Os sedimentos da Formação São Sebastião constituem o melhor aquífero da bacia sedimentar do Recôncavo, face à sua composição predominantemente arenosa e à sua espessura que chega a 3.000 m. Para se ter ideia da sua importância, este manancial representa cerca de 50% do uso de água do COPEC e 100% do abastecimento de Dias D’Ávila, Camaçari, outros municípios e povoados, representando ainda um importante polo de exploração de água mineral.

De acordo com a interpretação de perfis elétricos de poços profundos perfurados pela Petrobrás, a espessura de água doce presente nas areias desta Formação chega até 1000 metros, DNPM (1992). A maioria dos poços estão perfurados sobre os sedimentos da Formação Marizal, porém, na maioria das vezes, atravessam a mesma, com revestimento para evitar a passagem de contaminantes, alcançando o aquífero de interesse (São Sebastião) que está logo abaixo.

O aquífero São Sebastião é considerado altamente produtivo, contendo mais de 250 poços de extração cadastrados, dos quais pelo menos 124 estão atualmente ativos, com vazões variando entre 10 e 250 m3/h. Sabe-se que cerca de 11.206 m3/h de água são extraídos do aquífero, numa profundidade máxima de 450 m.

Os principais usos da água subterrânea na região do Pólo são: industrial (82% do total), abastecimento público (Camaçari e Dias D’Ávila - 16%) e outros, incluindo remediação (2%), não levando em conta os poços de Dias D’Ávila usados para fins comerciais de água mineral.


Formação Marizal



Esta formação está sobreposta à Formação São Sebastião. Possui espessura pequena, que não atinge 50 m, Lima (1999), com arenitos de natureza caulinítica e presença de lentes argilosas, gerando um aquífero heterogêneo.


Fraturamento Hidráulico



O fraturamento hidráulico envolve injetar uma mistura de água, areia e produtos químicos no subsolo em altas pressões, para quebrar a densa rocha de xisto e permitir a extração de petróleo e gás natural.

Usando técnicas de fraturamento hidráulico em combinação com a perfuração horizontal, as empresas de energia são capazes de aumentar a produção de petróleo e gás natural.

Apesar da proibição em jurisdições promissoras como a França, as grandes empresas estrangeiras estão olhando para fora da América do Norte. Essas empresas vão se empenhar em aplicar seus conhecimentos e fluxos de caixa para outras bacias maduras - particularmente na Argentina, Brasil “Bacia do Recôncavo”, China, México, Polônia e África do Sul.

2 comentários:

  1. Então ... quer dizer ... o aquifero abastece com agua mineral 50% das necessidades industrial do COPEC?

    Eu postei no meu blog, em 20/5/2011, que iria acontecer aqui, mas, não tinha idéia que seria tão rápido! Estou falando destes protestos alarmistas, esquerdistas e comunistas.

    Leiam:
    http://luizhenriqueoilegas.blogspot.com/2011/05/campanha-sordida-contra-fraturamento.html

    ResponderExcluir
  2. Vejam este tendencioso video que, gracas a Deus, um juiz, AMERICANO, classificou como inveridico.

    http://www.youtube.com/watch?v=amqXocVjpJA&feature=player_embedded#!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...