sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fraturamento Hidráulico x Terremotos


A investigação científica concluiu que as operações de fracking (fraturamento hidráulico das rochas contendo petróleo) levou a terremotos recentes no nordeste de Ohio também deve causar burburinhos na Assembleia de Indiana (EUA). A pesquisa deve reunir um forte apoio para o projeto de lei do Deputado Estadual Win Moisés para adicionar regulamentos mínimos sobre operações de fracking em Indiana.

"É um método novo e desconhecido de extração que pode ter resultados devastadores para nós", o democrata disse. "O governador de Ohio foi certo ao colocar um fim nisso."
Sexta-feira passada, funcionários de Ohio emitiram uma moratória sobre as operações em um poço de propriedade da D & Energy Group, em Youngstown, depois que a área teve o seu décimo terremoto desde meados de março de 2011. A área sofreu um terremoto no sábado dia 11 com uma magnitude 4,0 na escala Richter.
Dados coletados por Lamont-Doherty da Universidade de Columbia Earth Observatory, em Palisades, Nova York, mostrou uma ligação entre um poço onde as águas residuais da operação de injeção são despejadas e das atividades sísmicas. Funcionários acham que o tremor maior e mais recente foi causada pela injeção de águas residuais de fracking perto de uma linha de falha.


"Em nossas mentes, já estávamos muito convencidos de que estes eventos estavam ligados ao poço John Armbruster, um sismólogo com o observatório, disse ao New York Times. "Ter que muitos terremotos bastante perto de um poço em Ohio, onde não há muitas terremotos, era suspeito."

Ele disse que poços de injeção de óleo e gás eram suspeitos como a causa de terremotos no Arkansas, Colorado e Oklahoma. E ele espera que mais terremotos irão ocorrer apesar do desligamento.

Um comunicado do Ohio Oil e Gas Association afirmou que o surto de tremores foi "um evento raro e isolado" e que os poços de injeção “têm sido usados de forma segura e confiável como um método de eliminação de águas residuais de petróleo e gás em operações os EUA desde os anos 1930." "

Defensores do meio ambiente discordam. Eles estão preocupados não apenas sobre a questão dos abalos sísmicos, mas também a segurança questionável dos produtos químicos que estão sendo bombeado para o chão.

Críticos apontam para casos no Texas e Pensilvânia em que fontes de água subterrânea foram contaminadas por líquidos das operações de perfuração usando fracking.
Em Indiana, House Bill 1085, dá à Comissão de Recursos Naturais a capacidade de regular fracking. Seria exigir que os operadores de perfuração divulguem a localização do poço e sua profundidade, bem como a lista de produtos químicos e agentes de propulsão utilizados. Ela pede às empresas para concluir um inquérito do tipo de rocha e geografia tectônicas do local de perfuração e uma análise das ameaças potenciais que as águas residuais de fracking representam para os recursos hídricos nas proximidades.
Também exigiria que as empresas divulguem informações sobre as substâncias químicas - até mesmo informações de propriedade - no caso de uma emergência onde a informação seria útil para a equipe de emergência e profissionais médicos.
"É um perigo muito subestimado para o estado de Indiana", disse Moisés. "Os funcionários do Estado não tenham um quadro completo de onde ele está acontecendo porque as empresas de perfuração não são obrigados a nos dizer. É o Oeste Selvagem, em Indiana, na medida do fracking e vai resultar em terremotos - Eu estou convencido”.

2 comentários:

  1. Guilherme,

    Outra vez esta historia?

    Publique, tambem, as benesses do hydro-frac para contra-balancear.

    Abracos

    ResponderExcluir
  2. ó senhor Luiz Henrique, importa-se de explicar se fizer o favor quais são então as benesses que diz?!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...