domingo, 8 de abril de 2012

Nordeste ganha três estações


Três dos 17 novos pontos de entrega que a Petrobras vai instalar serão na região Nordeste. O principal deles será inaugurado no segundo semestre em Ipojuca (PE). Com capacidade de fornecer 1,2 milhão de m3/dia, o ponto vai atender à demanda do Complexo de Suape. Além desse novo city gate, a Petrobras iniciou, no fim do ano passado, a operação de um outro ponto de entrega em Ipojuca, de 2,8 milhões de m3/dia, para atendimento à RNEST.

A partir do novo city gate de Ipojuca, a Copergás tem planos de construir 10 km de rede, a fim de concluir um anel de 30 km até o complexo industrial e portuário. Suape também continuará sendo suprido pelo ponto de entrega já existente de Cabo de Santo Agostinho.

Outra concessionária contemplada pelos planos da petroleira é a Sergás. A previsão da Petrobras é inaugurar ainda neste semestre a unidade Carmópolis II, interligada ao gasoduto Itaporanga-Carmópolis, em Rosário do Catete. Com capacidade de fornecer 660 mil m3/d, o projeto é essencial para os planos de expansão da distribuidora sergipana, que tem contrato de fornecimento de 700 mil m3/d à mina de potássio Taquari-Vassouras, da Vale, a partir de 2014. O volume já contratado poderá mais que triplicar o atual mercado sergipano de gás, da ordem de 260 mil m3/d.

Para 2014, está previsto ainda um novo ponto de entrega, de 550 mil m3/d, em Aquiraz (CE). O projeto pretende aumentar a confiabilidade do fornecimento à região metropolitana de Fortaleza e desafogar o city gate de Maracanaú, cuja vazão, também de 550 mil m3 diários, já está saturada.

Com o novo empreendimento, a Cegás irá construir uma rede de Aquiraz até Fortaleza. A ideia é iniciar a instalação da linha tronco de 28 km e 10” já a partir deste ano. Na rota do gasoduto estão clientes como as empresas do polo farmacêutico do município de Eusébio, cuja demanda potencial é de cerca de 20 mil m3/d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...