quinta-feira, 28 de junho de 2012

Opções de financiamento estimulam petróleo e gás

Com a perspectiva de consumir aportes totais de R$ 354 bilhões de crédito até 2015, o setor de petróleo e gás vê os programas e opções para captação de financiamento se multiplicarem. Só o BNDES prevê desembolsar cerca de R$ 63 bilhões entre 2012 e 2015, 66% mais que nos últimos quatro anos. Do total previsto, R$ 33 bilhões são de projetos já firmados.
Segundo o superintendente da área de indústria de base, Rodrigo Bacellar, um dos destaques será a construção local de sondas de perfuração - a Petrobras prevê a construção de 33 sondas nacionais a partir de 2016 com até 65% de conteúdo local e a Sete Brasil já assinou contratos com estaleiros brasileiros para construir 28 sondas no valor total de US$ 27 bilhões. "Vai demandar desenvolvimento da cadeia em capacitação de pessoal, inovação e capacidade financeira para tocar os projetos", diz Bacellar.
O plano de investimentos da Petrobras, de US$ 236 bilhões até 2016, está à frente do movimento. Destes, US$ 80 bilhões serão captados no mercado - US$ 15 bilhões são do caixa próprio existente no início do plano; US$ 136 bilhões do caixa operacional após pagamento de dividendos a acionistas; e US$ 15 bilhões de desinvestimentos e reestruturações.
Segundo a presidente da empresa, Graça Foster, 980 projetos devem receber investimentos no período. Destes, 833 estão em andamento e valem US$ 208 bilhões. Os outros 147 em planejamento disputarão US$ 27,4 bilhões entre si. Não serão emitidas novas ações e o objetivo é manter classificação de grau de investimento e o nível de endividamento abaixo de 35% do capital.
Empresas do grupo EBX também fazem bonito no mercado internacional. A OSX já obteve mais de US$ 1,7 bilhão em financiamentos para sua frota de unidades de produção de petróleo (FPSO) - US$ 420 milhões para a OSX-1, que entrou em operação em janeiro; US$ 850 milhões para a OSX-2 e US$ 500 milhões para a OSX-3. Para o projeto da Unidade de Construção Naval Açu, contratou financiamento local, cerca de R$ 2,7 bilhões com repasse de recursos oriundos do Fundo de Marinha Mercante, junto ao BNDES e à Caixa Econômica Federal.
Tanta atividade anima os bancos privados. De janeiro a maio, a carteira do Bradesco BBI somou R$ 9 bilhões, com iniciativas como a estruturação do projeto de suplementação para o Porto Sudeste da MMX e da captação de R$ 1,7 bilhão para financiar o alcoolduto da Logum, a oferta de CRIs da Petrobras ao lado do líder Itaú e a captação de debêntures atreladas à variação cambial da Petropar.
"O mercado local está derrubando as barreiras de volume e prazos", diz o diretor Leandro Miranda. "A redução da taxa Selic sem redução da TJLP deve fomentar maior participação do mercado bancário no financiamento de infraestrutura", complementa Silvana Bianco, responsável por Óleo e Gás na área de Project Finance do Itaú BBA, que tem mais de R$ 13 bilhões financiados na cadeia. O Santander criou a Mantiq este ano para gerenciar quatro fundos de investimento em participações (FIP) no setor de infraestrutura. Entre eles, Brasil Petróleo I e II, com R$ 750 milhões.

Um comentário:

  1. Aqui estão os detalhes de contato dos investidores. Email: _ lfdsloans@lemeridianfds.com Ou Whatsapp 1 989-394-3740 que me ajudou com um empréstimo de 90.000,00 Euros para iniciar meu negócio e estou muito agradecido, foi muito difícil para mim aqui tentar fazer um caminho como mãe solteira as coisas não foram fáceis para mim, mas com a ajuda de Le_Meridian colocou um sorriso no meu rosto enquanto eu observava meu negócio crescer mais forte e se expandindo também.Eu sei que você pode se surpreender por eu colocar coisas como esta aqui mas eu realmente tenho que expressar minha gratidão para que qualquer pessoa que procure ajuda financeira ou passe por dificuldades com os negócios lá ou queira iniciar um projeto de negócios possa ver isso e ter esperança de sair da dificuldade ... Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...