quinta-feira, 1 de novembro de 2012

11ª RODADA - ANP PODE DEIXAR BLOCOS DE EXPLORAÇÃO FORA DA 11ª RODADA DE LICITAÇÕES



RIO - A diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Magda Chambriard, afirmou que a agência e o Ibama devem deixar de fora "um ou outro" bloco de exploração de petróleo da margem equatorial que seriam oferecidos na 11ª Rodada de Licitações. O leilão de concessões ainda não tem data definida para ser realizado. "Em princípio, devem ser 170 blocos", disse Magda, frisando que não há um número definido ainda.

Segundo a diretora-geral da ANP, para que a 11ª Rodada seja realizada em maio de 2013, a nova distribuição dos royalties que está sendo discutida pelo Congresso precisa ser votada até janeiro.

Os blocos que devem ficar de fora, segundo Magda, serão retirados devido a dificuldades para seu licenciamento ambiental. Uma das mais aguardadas pela indústria, a 11ª Rodada também precisa do aval da presidente Dilma Rousseff para ser marcada.

As áreas sugeridas pela ANP foram aprovadas em abril de 2011 pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que na ocasião aceitou a sugestão de oferecer 174 blocos exploratórios em terra e no mar. O destaque são os blocos localizados nas cinco bacias sedimentares que formam a chamada margem equatorial - bacias da Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Barreirinhas, Ceará e Potiguar - que tem similaridades geológicas com o litoral africano onde foram descobertos grandes reservatórios de óleo.Serão também oferecidos blocos nas bacias de Parnaíba, Espírito Santo, Recôncavo e Sergipe-Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...